O Brasil foi às urnas!

 

BRASIL
Balanço do primeiro turno das eleições municipais

Pouco mais de 122 milhões de brasileiros votaram no domingo (6) nos 5.569 municípios do país, fazendo suas escolhas para seus respectivos prefeitos e os mais de 58 mil vereadores.

  • O número representa uma abstenção de 21,7% dos eleitores aptos a votar, um percentual maior ao de 2016 (17,6%), mas menor que ao de 2020 — que foi recorde muito por conta da pandemia.

Apesar de algumas cidades ainda terem 2º turno pela frente, já é possível ter uma ideia de quais partidos se saíram melhor. Considerando os prefeitos eleitos e os que chegam como líderes em votos para o 2º turno, assim fica o ranking por partido:

Destaque para o domínio de partidos do Centrão, como PSD, MDB, PP, UNIÃO e Republicanos. Juntos, eles somam 3.534 municípios — 63,5% do total.

Já, na comparação PL x PT, o partido do Bolsonaro fica na frente com quase o dobro de prefeituras em relação ao partido do Lula: 523 vs. 252. Repare nos pontos azuis-escuros e vermelhos no mapa:

(Imagem: g1)


O resultado na capital financeira do país (São Paulo)

Na disputa mais acirrada da história de São Paulo, o atual prefeito Ricardo Nunes foi o candidato mais votado, mas a menos de 1 ponto do segundo colocado Guilherme Boulos, que ficou a menos de ponto do terceiro colocado, Pablo Marçal.

Em números absolutos, Boulos foi ao 2º turno por literalmente uma diferença de menos de 60.000 votos para Marçal. Veja:

Giro pelas outras capitais com mais eleitores:

✅ Rio de Janeiro: Eduardo Paes reeleito para seu quarto mandato. O atual prefeito, do PSD e apoiado por Lula, teve 60,5% dos votos, confirmando a sua vitória diretamente no 1⁠º turno, com vantagem para Ramagem (30,8%), que era o candidato do Bolsonaro.

🥊 Belo Horizonte: Os mineiros terão que voltar às urnas para escolher entre o líder do 1⁠º turno Bruno Engler, do PL de Bolsonaro, que teve 34,4% dos votos e o atual prefeito Fuad Noman, do PSD, que teve 26,5% dos votos.

✅ Salvador: Também teve seu atual prefeito, Bruno Reis, do União, reeleito com uma vitória esmagadora de 78,7% dos votos.

🥊 Fortaleza: Assim como São Paulo, a capital do Ceará vai presenciar uma disputa direta entre Bolsonaro e Lula no 2⁠º turno. Isso porque os dois mais votados da cidade foram André Fernandes, do PL (40,2% dos votos), e Evandro Leitão, do PT (34,3% dos votos).

🥊 Manaus: Os eleitores também terão que voltar às urnas, para decidir entre David Almeida, do Avante (32% dos votos) e Capitão Alberto Neto (24,9% dos votos).

✅ Recife: Mais um mandato que será continuado: João Campos, do PSB. O atual prefeito foi reeleito também com uma ampla vitória, tendo 78% dos votos.

🥊 Porto Alegre: Por muito pouco não foi no 1⁠º turno. Sebastião Melo, do MDB, teve 49,7% dos votos na capital gaúcha, dando ainda chances da petista Maria do Rosário, que teve 26,3% dos votos, tentar reverter no 2⁠ turno.

Ao todo, 11 capitais já definiram seus prefeitos, enquanto outras 15 terão disputa de 2º turno. O panorama dessas imagens vão ajudar:

(Imagem: Gazeta do Povo)

(Imagem: Gazeta do Povo)


Postagens mais visitadas deste blog

BRASÍLIA, LINDAMENTE, COM SUA EXPRESSÃO INCÓGNITA, NOS FASCINA.

Tio Lula é o Rei do Congresso - a cada R$ 4 investidos pelo governo, R$ 1 vai para o Congresso.

Então... o verão chegou!